Monografia: arte é golpe



O Problema

Apresento um ensaio sobre a relação do artista com as instituições de incentivo à arte. Através
deste texto, objetivo a posicionar-me perante as instituições incentivadoras da arte que
utilizam o dinheiro público, gerenciado pelo estado brasileiro, pela república federativa do
Brasil. Vou partir da ideia que artista é um termo que define a seguinte composição: uma
pessoa que perdeu a vergonha do público, mas que não tem o fim de publicar, simplesmente.
Uma pessoa que encanta (reconhecimento do gosto alheio) com a sua produção, mas que
não tinha um propósito específico de encantamento. Uma pessoa que “na verdade”, não
sabe muito bem o porquê definiu ser o que é, porém sabe muito bem o que está fazendo. Do
outro lado, vou ampliar e focar sobre o dinheiro público usado para investimento na arte. Mais
especificamente, as instituições que regem e administram esse dinheiro.

Alicerce do problema

Como definir quem é artista e quem deve ser beneficiado pelo dinheiro público? Não existe
um diploma, um documento que comprove que alguém é artista. Não se forma artistas. No
máximo se forma pessoas com certas habilidades. O que ou quem define quem é artista,
para assim beneficiá-lo? Para se escolher quem vai ser beneficiado, se reconhece algumas
regras. Quais são essas regras? Existe um conjunto de conhecimento e de habilidades artísticas
que a humanidade desenvolveu, mas mesmo assim, quem domina esse conjunto que pode
considerar quem é artista? Se o dinheiro público é regido por gestores de instituições e
existem demandas sociais de produtores de arte, é necessário se filiar a algum grupo político
para exercer aquilo que não temos como definir, o ser artista e a sua realização? Então, para
iniciarmos, para deduzir que ser artista, é necessário um conjunto de acontecimentos que
vai gerar e até construir um “ser artista”, que não necessariamente é decisão de uma única
pessoa, que “na verdade” é uma composição social, e não um único ser que se autodetermina
ARTISTA.

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